Home

Nódulo sólido, heterogêneo, de limites imprecisos, hipoecóico. O que é?

Esta descrição foi encontrada na mamografia da minha mãe, mas ela só vai levar o examinação pro médico dia 27/01, portanto tá todo mundo preocupado cá...

9 respostas

  • Publicada em 2014-02-07 por laine chagas

    nodulo hipoecogenicos ovalados com fluxo vascular no pescoço o que pode ser?

  • Publicada em 2014-02-02 por wilma

    voces pensam que é medico e ficam apavorando as pessoas
    burras somos nos que recorremos a estas respostas ridiculas

  • Publicada em 2013-08-19 por carla

    estou com um nódulo sólido,contornos regulares, medido: 4.4x5.9mm.
    região inguinal direita. É grave ou não.

    Mim responda por favor.

    Obrigada.

  • Publicada em 2013-06-30 por edineiagoulartfaleiro

    Olá, boa noite!
    Assisti uma entrevista do sua no you to be no programa Vida Inteligente; e decidi lhe pedir uma informação.
    Fiz em 2005, uma mamografia, pois em 2003 mais ou menos, tive um problema em minha mama direito do pá do bico do seio, saiu pus e sangue, não havia, nada que justificasse esse evento. Me preocupei claro,fui ao médico e ela falou que era um problema comum e examinou a mama, e mesmo sem solicitar exames, disse que estava tudo bem. Fiquei tranquila, pois confio nessa médica.
    Em 2005, então, por ter no auto exame sentido um carocinho diferente e ter plano de saúde fiz todos os exames quando a mamografia mostrou, um nódulo pequeno, novamente a médica disse que não era para preocupar-me, eu era nova, na época eu tinha 43 anos + ou _, sou de 11/11/1971, me casei aos 16 anos, iniciando a vida sexual nessa idade, aos 16 anos, e tive tres filhos de cesária e amamentei dois, a primeira passou da hora de nascer e morreu em meu ventre… depois tive um que está com 21 e oito anos depois outro filho que está com 13 anos.
    Bem, faço exames mamográficos desde então periodicamente, ultrason fiz somente uma, em 2005 também, onde mostrou novamente esse nódulo e constava que era sugestivo de FIBROADENOMA,  a médica, afirmou não ser necessário fazer nada somente acompanhar, assim fiz. Afirmei sentir dores na mama, dores fortes, não sensação de mama dolorida… também falou que era normal.
    Em 02/2012 fiz mamografia que mostrou calcificações, levei e o médico afirmou normalidade e o mesmo comportamento, acompanhar de ano em ano.
    Essa semana fiz ultrasom, pois fazia anos,desde 2005, e mostrou NÓDULO SUGESTIVO SER SÓLIDO; não tenho mais um médico pra chamar de meu…rs e o SUS é uma benção… estou aguardando uma vaga de um mastologista, mas confesso que agora, doutor, estou preocupada com isso, faço 42 anos esse ano e sei a que idade é um fator a se considerar…
    o desejo saber é: qual caminho posso pedir ao médico que me atender para que seja seguido, uma outra mamografia, uma investigação desse nódulo que é suge

  • Publicada em 2013-03-13 por simone

    eu tenho um nodulo hipoecoico na mama DIREITA medindo 08x04mm bi-rads categoria3 0QUE TENHO Q FAZER QUAL TATAMENTO DEVO FAZER ESTOU COM INGUA DE BAIXO DO MEU BAÇO DIREITO ISSO E NORMAL SILTO UMA QUEIMAÇAO NO MEU PEITO ISSO TAMBEM E NORMAL ESTOU COM MEDO ME RESPONDE OBRIGADO

  • Publicada em 2011-06-02 por jaqueline

    um nodulo cistico heterogenio qual a possibilidade de ser ariscado sendo que ja fiz o tratamento e não diminuio almentou mais

  • Publicada em 2008-12-22 por Anónimo

    Nódulos hipoecóicos, também conhecidos porquê hipoecóides ou hipoecogênicos são nódulos que aparecem na cor cinza à ultra-sonografia. Em universal, quando o ultra-sonografista os descreve assim, é porque não foi verosímil, por alguma razão técnica, discriminar se o nódulo era sólido ou cístico (referto de líquido). Em universal são de estudo benigna ou provavelmente benigna (baixíssima chance de simbolizar alguma coisa maligno), mas tudo depende da estudo do ultra-sonografista (essa estudo deve constar do relatório). Parece que será pedido uma ultrasonografia para sua mãe, e posteriormente, para tirar dúvidas, uma biópsia; a saudação das "palavras heterogêneo e limites imprecisos".

    As características ultra-sonográficas de malignidade são as seguintes:

    -Nódulo sólido heterogêneo, predominantemente hipo ou isoecóico; raramente são hiperecóicos (1:25).
    -Contornos irregulares ou mal definidos (68%).
    -Limites ecogênicos (53%).
    -Não compressíveis (rígidos).
    -subtracção ulterior.
    -Eixo ântero-ulterior maior que o eixo transverso.
    -Hipervascularização ao estudo Doppler.
    -Podem estar associados a adenomegalia.
    -ramal superior da risca aponeurótica (artefato de velocidade).

    Tente não permanecer ansioso, é difícil, eu sei, mas espere o laudo ilativo do médico. Diante de uma lesão mais complicada, existem hoje tratamentos ótimos para o problema, com uma supimpa margem de trato.

  • Publicada em 2008-12-22 por Anónimo

    Pelo visto sua màe já fez a biópsia, já que vc passa uma troço do laudo .

    '...nódulo sólido hipoecóico, de contornos
    irregulares e com microcalcificações é considerado suspeito para malignidade ...

    zero de pânico, ligeiro o resultado ao médico , essa segmento do resultado que vc passou é suspeita mesmo , mas sem ver fica dificil calcular .

    Beijos e feliz natal pra vc e sua familia .

  • Publicada em 2008-12-22 por Anónimo

    Um nódulo de limites imprecisos é suspeito de ser maligno. NO ENTANTO, 20% das mamografias (não digitais) não proporcionam um diagnóstico preciso.

    Se sua mãe estiver supra do peso, logo, devido ao excesso de gordura nas mamas, o diagnóstico será mais indefinido ainda.

    Com certeza, o médico pedirá uma BIÓPSIA, pois a chance de se tratar de um tumor maligno está em torno de 50%.

    Mas zero de pânico. Somente a biópsia é que trará um resultado preciso.

    ventura!http://www.scielo.br/pdf/rb/v35n4/v35n4a03.pdf

  • Publicada em 2008-12-22 por Anónimo

    Sem vc colocar o que está escrito na desenlace do inspecção fica difícil….

Utilize o formulário para responder a esta pergunta